NOTÍCIAS

ENCONTRO VAI REUNIR CATADORES EM ATIVIDADE NO PARÁ

catadores de lixo
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará

O deputado Ozório Juvenil solicitou ao Governo do Estado ampla divulgação do III Encontro Estadual de Catadores e Catadoras, que ocorrerá no Pará.

O referido evento está sendo organizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) e irá debater assuntos de interesse da categoria, não apenas nos aspectos individuais. Porém, no que se refere a organização e fortalecimento das redes de catadores em todo o Estado.

De acordo com dados do Censo 2010, Ipea e Cadastro Único há registro de atuação de 9.961 catadores no Pará, sendo 7.507 homens e 2.454 mulheres. No início desde ano, A SEASTER fez um levantamento sobre a distribuição desses catadores no Estado. E verificou-se que, atualmente, mais de quatro mil catadores atuam em 122 municípios paraenses. Destes, mais de 50% estão na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua e Marituba).

Para o deputado Ozório Juvenil esses dados nos mostram a importância da Organização e o fortalecimento das redes de catadores no nosso Estado diante as grandes problemáticas enfrentadas pela população paraense sobre o descarte dos nossos lixos.

“É necessário repensar o modo como nosso lixo está sendo descartado hoje. Precisamos que o Governo do Estado junto as prefeituras busquem uma solução ecológica, onde os catadores têm um papel fundamental nesse descarte”, avalia o parlamentar.


Cadastre-se e receba a nossa NEWSLETTER.

Nome:
Email:
Telefone:
Município:
Nascimento:
© Desenvolvido por: