NOTÍCIAS

ÓCULOS GRATUITOS PARA CRIANÇAS COM MICROCEFALIA


Foto: Paraiba Debate

Projeto que prevê o fornecimento, gratuito, de óculos para crianças com microcefalia, de autoria do deputado Ozório Juvenil, foi apresentado na Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar o projeto visa custear óculos, através do Poder Executivo Estadual, para crianças que nasceram com problemas na visão causados pela microcefalia. Esta medida tende a atender às necessidades das camadas mais humildes da população.

Como se sabe, a microcefalia é uma doença grave, em que a cabeça e o cérebro do bebê são significativamente menores do que o normal, o que prejudica o desenvolvimento mental. Em uma criança, considerada normal, os ossos da cabeça no nascimento estão separados. Porém, as que têm microcefalia esses ossos se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e se desenvolva.

Uma das sequelas decorrente da má formação cerebral é alterações significativas na retina e no nervo óptico dos bebês. Não existem estatísticas oficiais que apontem o número de portadores de deficiência visual em nosso Estado causado pela doença. Entretanto, estima-se, que o volume seja muito grande.

O tratamento com óculos especiais não busca trazer apenas avanços para a visão. Mas, para todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem do bebê, pois quando este consegue enxergar melhor isso ecoa em todas as etapas do desenvolvimento global.

Um aspecto destacado pelo deputado Ozório diz respeito à qualidade dos óculos. Os quais, segundo ele, devem ter os aros flexíveis para não machucar as crianças em tenra idade. E o custeio deve ser para óculos de grau, e quando necessário, também para óculos escuros.

Aprovado o Projeto, os óculos deverão ser distribuídos pelo próprio sistema de saúde do Estado após exame oftalmológico procedido por médicos nos Postos de Saúde.


Cadastre-se e receba a nossa NEWSLETTER.

Nome:
Email:
Telefone:
Município:
Nascimento:
© Desenvolvido por: