NOTÍCIAS

PULSEIRAS PARA PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS

Reprodução
Foto: estadao.com.br

Pessoas com doenças crônicas ou qualquer indivíduo em situação de vulnerabilidade poderão receber uma pulseira com informações que podem ajudar em casos de emergência.

A ideia do uso dessas pulseiras está prevista no projeto apresentado pelo deputado Ozório Juvenil, à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). O projeto prevê o fornecimento, gratuito, da pulseira que conterá com um código ao qual será possível saber o nome do portador, endereço, telefone para emergências, doenças preexistentes, alergias a medicamentos quando houver e tipo sanguíneo, além de outras informações que podem ajudar no caso de socorro emergencial.

“A criação desde projeto visa ajudar pessoas com doenças crônicas, como o Alzheimer, por exemplo, que muitas das vezes deixam de reconhecer onde moram, fogem de casa e depois não sabem como voltar, devido a desorientação. Além de outras doenças, que mesmo sem afetar a memória, colocam os pacientes em situação de risco, e a pulseira ajudaria em um caso de emergência. Para isso, o projeto prevê que a pulseira seja feita de material resistente, a prova d’água e de difícil retirada.” explica o parlamentar.

Dessa forma, ainda de acordo com o projeto, se o portador da pulseira, por um acaso, ficar desorientado ou desacordado, devido a algum acidente, a pulseira fornecerá informações para um atendimento com maior agilidade ajudando a salvar vidas. Mas, vale a pena ressaltar que o uso da mesma é facultativo, vai do interesse do indivíduo. O cidadão interessado em obtê-la deve procurar um posto de saúde levando laudo médico que comprove sua necessidade. A propositura já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da ALEPA e está apta para ser votada em plenário.


Cadastre-se e receba a nossa NEWSLETTER.

Nome:
Email:
Telefone:
Município:
Nascimento:
© Desenvolvido por: