NOTÍCIAS

MAIS APOIO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA


Preocupado com aqueles que tem dificuldade em ouvir, o deputado Ozório Juvenil propôs a criação de um Programa que dê apoio a essas pessoas.

O programa de apoio “Médico-Terapêutico e Educacional aos Portadores de Deficiência Auditiva Profunda” será oferecido gratuitamente pelos órgãos públicos de saúde, em todo o Estado e será ministrado sob indicação médica. Dentre os serviços previstos para pessoas com deficiência auditiva estão listados a fonoterapia e musicoterapia.

O projeto visa integrar socialmente aquelas pessoas portadoras de deficiências auditivas que, no geral, não contam com o poder público para um tratamento especializado.

Cada sessão particular de musicoterapia custa entre R$100,00 e R$200,00 dependendo da região, o que impossibilita alguns portadores da deficiência de ter acesso a esse tipo de terapia que têm um custo muito alto.

A questão se torna ainda mais grave considerando-se que um paciente recém introduzido no mundo sonoro, no geral após um procedimento cirúrgico, pode ter problemas psicológicos ou emocionais se não for reabilitado de maneira adequada. Isso porquê essas pessoas não têm parâmetros de sons, dependendo da fonoterapia e da musicoterapia para se ambientar com o mundo sonoro.

Por outro lado, praticamente todos os deficientes auditivos com quadro de surdez severa ou profunda precisam de implante coclear. O implante coclear corresponde à colocação de aparelho eletrônico no portador dessa deficiência, que substitui as funções do ouvido que está com as células da cóclea danificadas. O procedimento, além de caro, também é realizado por poucos especialistas.

O projeto do deputado Ozório também visa que seja colocado à disposição, pelo serviço público, a implantação de aparelho eletrônico no portador deficiência auditiva profunda.

Acesso o projeto na íntegra: Projeto de Indicação Nº 54/2016 - Programa de apoio à Deficiência Auditiva


Cadastre-se e receba a nossa NEWSLETTER.

Nome:
Email:
Telefone:
Município:
Nascimento:
© Desenvolvido por: