NOTÍCIAS

INCLUSÃO DE TIPO SANGUÍNEO NA IDENTIDADE VAI SALVAR VIDAS


Projetos de lei de autoria do Deputado Ozório Juvenil querem possibilitar o registro do tipo sanguíneo do portador, nas carteiras de identidade e de motorista.

A legislação proposta tem amparo na Constituição Federal que preceitua ser o Estado competente para legislar sobre questões de proteção e defesa da saúde. E aí, com consentimento do portador, a Secretaria de Segurança poderá incluir na Carteira de Identidade, a inscrição do tipo sanguíneo, enquanto o DETRAN poderá fazer o mesmo na Carteira de Motorista, pois – segundo o deputado Ozório – tal medida tem fundamento no próprio Código de Trânsito Brasileiro.

No caso da Carteira de Identidade, a explicitação do tipo sanguíneo facilitará o atendimento de emergência em acidentes na via pública à vitimas que necessitem de reposição urgente de sangue para afastar a possibilidade de óbito.

Por outro lado, no caso de acidente de trânsito a vitima, como no caso anterior, pode necessitar de uma urgente transfusão. A equipe médica de socorro precisa dispor, de forma imediata e segura, da informação sobre o tipo sanguíneo do acidentado.

Com a aprovação desses projetos de lei do deputado Ozório muitas vidas poderão ser salvas, pois possibilitarão o pronto atendimento por parte das equipes de resgate ou da unidade de saúde que prestar os primeiros socorros.


Cadastre-se e receba a nossa NEWSLETTER.

Nome:
Email:
Telefone:
Município:
Nascimento:
© Desenvolvido por: